A Obediência Básica

Antes de mais, esta é uma modalidade de treino básico onde é o dono quem treina o seu próprio cão sob a orientação do Treinador / Monitor, e é também um treino que não escolhe raças, tamanhos e idades.

Muitas vezes surge a pergunta: "Com que idade começar o treino?" a resposta é que idealmente será aos 3 meses de idade, ou o mais cedo possivel. Não podemos esquecer que um cão que vai para a escola aos 3 meses vai para aprender e o cão que vem aos 9 meses por norma já vem com problemas que temos de corrigir. Sem dúvida que é muito mais fácil nao só para o dono mas também para o cão, ensinar do que corrigir. Atenção que tudo isto não quer dizer que os cães adultos ou séniores não possam ser treinados, bem pelo contrário! Por vezes a escola é também um espaço de diversão para os cães mais velhos onde podem aprender e agradar ao dono. No fundo, a escola torna-se um espaço de aprendizagem e diversão para o binómio Cão/Dono.

A duração das aulas depende não só da idade do animal (um cachorro não aguenta o mesmo tempo que um cão adulto), mas também da sua motivação uma vez que trabalhamos com reforço positivo. Para nós, os cães devem "aprender divertindo-se" e não de obrigação ou quando levados ao extremo. É essencial que os donos pratiquem em casa o que é ensinado em aula e sigam também algumas regras de compotamento transmitidas pelo monitor.

O grande objectivo e recompensa do nosso trabalho é fazer com que os próprios donos aprendam como educar o seu cão, e desta maneira consigam desenvolver/aplicar o melhor método para o seu cão. 

Dependendo do objectivo do dono, a obediência básica ajuda em vários aspectos e comportamentos tais como:

  • A Sociabilização, fazer com que o dono perceba a melhor maneira de apresentar o cão a pessoas e cães estranhos, e ensinar ao cão que não pode ladrar, saltar, morder perante novas situações;
  • O cão responder ao comando de chamada para perto do dono "Boby aqui!";
  • Trabalhar situações do quotidiano (saber estar numa esplanada por exemplo);
  • Ensinar as posições básicas Sentar/ deitar/ de pé, com comandos vocais e/ou gestuais;
  • Saber andar á trela sem puxar e sem ter medo; 
  • Estimular a busca/entrega de um objecto;
  • Colocar os cães em situações estranhas, barulhentas e ambientes diferentes para que no quotidiano não estranhem;
  • Ensinar ao cão que o dono é o "Alfa" da matilha e que não existe nada que seja melhor do que estar com o dono;
  • Introdução à recusa de alimentos na mão de pessoas estranhas;
  • Introdução ao exercício de "Ficar" longe do dono na posição deitado.

 

São apenas itens que servem de guia para o trabalho desenvolvido nesta classe de "iniciados", no entanto é também nestas aulas que resolvemos alguns problemas especificos de comportamento.

Para finalizar, após o treino básico o dono pode sentir motivação e vontade de saber mais e evoluir mais, querendo passar a uma fase de competição de uma modalidade específica (Obediência de Competição, Agility, Beleza...) e sem dúvida que isso é possível e faremos tudo para o sucesso do conjunto também no Mundo da Competição!