Agility

 

Nasceu em 1978 na Inglaterra, e nessa altura servia como entretenimento para o público que visitava e assistia ao "CRUFTS" (Campeonato Internacional Canino). O intuito era apenas distrair os visitantes nos momentos mortos. 

O Agility é um desporto em que o cão e o condutor trabalham em conjunto como equipa para alcançarem os seus objectivos. O cão é dirigido pelo condutor e é feito um percurso. Percurso este que o cão não conhece, até o momento da prova, este é determinado momentos antes pelo juiz de ringue, e em seguida o condutor fará o reconhecimento do percurso antes da prova ser iniciada. 

Para que se tenha sucesso em prova é indispensável haver um grande controlo do condutor sobre o seu cão, que torna a condução rápida, e acima de tudo tem de haver confiança do cão no dono e vice versa para que se consiga criar uma boa comunicação e se consiga dar melhores e mais fáceis indicações.

Objectivo:consiste em fazer com que o cão percorra um circuito de obstáculos no minimo tempo possível e com o minimo de faltas.

Ao contrário do que parece não se trata de uma prova de velocidade, mas sim de habilidade. Por isso, as faltas nos obstáculos são mais importantes do que as faltas de tempo. 

Nota: Em prova, o condutor não pode levar nada (brinquedos ou biscoitos) na mão. E, por sua vez, o cão não pode estar preso à trela nem usar qualquer tipo de coleira. No caso de as regras não serem seguidas, o binómio condutor/cão será desclassificado.

Praticar agility traz-nos ainda a vantagem de não só deixar o condutor em forma mas o cão também vai beneficiar!  

É um desporto que pode ser praticado por qualquer tipo de cão, independentemente do tamanho, idade, raça e se têm ou não pedigree.

No fundo é um desporto para todos, giro e divertido para quem o pratica e para quem apenas vê!

 

Calendário de provashttp://www.cpc.pt/?provas/agility/2009/cal_agil
Regulamentos: http://www.cpc.pt/cpc/regulamentos/agility.pdf

Agility

/album/agility/dsc-0303-jpg/